Bom dia!
Galer@ , como vocês estão??
Hoje vocês vão conferir um pouco sobre o Novo Acordo Ortográfico, o qual foi instituído pelo Decreto nº 6583, de 29/09/2008 e que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009 e suas regras passam a valer definitivamente em 1º de janeiro de 2013.Os países, falantes de língua portuguesa , que aderiram ao Acordo foram: Angola, Brasil , Cabo Verde, Guiné - Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Princípe. Essas mudanças são discutidas desde 1990, em virtude da busca de uma padronização visando facilitar a integração comercial desses países.
Confira as mudanças:
- Acento agudo
Observação: as oxítonas (com acento na última sílaba) e os monossílabos tônicos terminados em "éi", "éu" e "ói", no singural e plural (anéis, chapéu e herói) continuam com acento.
- Desaparece nas paroxítonas com "i" e "u" tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.
Observação: as vogais "i" e "u" continuam a ser acentuadas se formarem hiato, mas estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas de "s" (baú e baús) ou, em oxítonas, se forem precedidas de ditongo e estiverem no fim da palavra (tuiuiú).
- Trema
Observação: o sinal foi mantido em nomes próprios de origem estrangeira, bem como em seus derivados (como em Müller e mülleriano).
- Acento circunflexo
- Também desaparece o circunflexo na conjugação da terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos crer, ler, ver e derivados.
Observação: nada muda na acentuação dos verbos ter e vir e dos seus derivados.
- Acento diferencial
-
- pelo (preposição + "o") e
Observação: duas palavras continuarão recebendo o acento diferencial:
- Pôr (verbo) mantém o circunflexo para que não seja confundido com a preposição por.
- Pôde (verbo conjugado no passado) também mantém o acento para que não haja confusão com pode (o mesmo verbo no presente).
- Hífen
- Caiu nos casos em que o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com outra.
Observação: ele se mantém quando o prefixo termina com "r" e o segundo elemento começa com a mesma letra, como em super-resistente.
Deixe seu post!
Abraços!
Fontes: Site - www.planalto.gov.br e www.revistaescola.abril.com.br - Acessados em 19/08/2012.
