twitter



O MEC (Ministério da Educação) anunciou oficialmente nesta quinta-feira (24) as mudanças e as datas de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. A prova acontece nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições começam na próxima segunda-feira (28), a partir das 10h. Os candidatos terão até as 23h59 do dia 15 de junho para se inscrever. A taxa é de R$ 35.
As mudanças nesta edição dizem respeito, principalmente, à correção da redação: a nota mínima que autoriza uma nova avaliação do texto foi reduzida e se criou a figura da banca de avaliadores. O ministério também anunciou que vai divulgar, em julho, o "Guia do Participante", com exemplos de redação "de excelência" e explicações sobre a metodologia da correção.

  • Redação

Na prova deste ano, dois corretores, a princípio, olham a redação do candidato. Se a diferença entre a nota final deles for superior a 200 pontos na nota total ou de 80 pontos em cada uma das competências, um terceiro corretor entra em cena. A nota final será a média aritmética simples das menções “mais próximas”.
Caso a discrepância permaneça, uma banca, formada por três avaliadores, corrige novamente o texto. Ela, então, determina a nota final do candidato.
Na prática, o processo ocorre assim: se o corretor A, por exemplo, deu a um candidato nota 95 para a competência 1 (demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita) e o corretor B deu nota 180, a redação será automaticamente corrigida pelo terceiro avaliador, já que a diferença entre as duas menções será de 85.
São cinco competências e cada uma vale 200 -1.000 é a nota máxima na redação. Se as duas notas finais (a soma das cinco competências) tiveram uma diferença superior a 200 pontos entre os dois avaliadores, o terceiro corretor também atua. Em persistindo a discrepância, o texto vai para a banca.

  • VEJA O QUE MUDOU NA CORREÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM

Clique sobre a imagem para visualizá-la em tamanho maior.


Esta é a segunda mudança na diferença mínima de pontos para uma nova correção da redação. Nas edições de 2009 e 2010, era preciso que os dois corretores dessem notas com no mínimo 500 pontos de discrepância entre uma e outra para que houvesse uma nova avaliação. No ano passado, o limite caiu para 300; agora, são 200 pontos.


  1. Resumindo:

  • das inscrições
  • Início das inscrições: 28/5 (segunda-feira), a partir das 10h
  • Término das inscrições: 15/6 (sexta-feira), até 23h59
  • Prazo final para pagamento da inscrição: 20/6 (quarta-feira)

das provas:
O exame será aplicado em dois dias: 3 e 4 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília). Os portões serão abertos às 12h.
- 1º dia: 3/11 (sábado), das 13h às 17h30
Conteúdo: ciências humanas e ciências da natureza;
- 2º dia: 4/11 (domingo), das 13h às 18h30
Conteúdo: linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática

dos resultados:
  • Divulgação dos gabaritos: 7/11 (quarta-feira)
  • Divulgação do resultado final: 28/12 (sexta-feira)

Observação: O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação do ensino médio aplicada pelo MEC (Ministério da Educação). As notas do exame também são utilizadas para ingresso no ensino superior, principalmente por meio do Prouni (Programa Universidade Para Todos), para instituições particulares, e do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para universidades públicas.
Com as notas do Enem também é possível obter a certificação de conclusão do Ensino Médio

Fonte: Portal UOL Educação. (acesse)



0 comentários:

Postar um comentário